No tratamento nutricional é comum a desnutrição, principalmente no enfisema devido a grande perda de peso, demonstrando sinais de desgaste muscular ou de gordura.A baixa ingestão de vitamina A tem sido encontrada em 60% dos casos,sua deficiência reduz a replicação das células epiteliais e causa degeneração das células secretoras de muco no trato respiratório, tornando o paciente mais suscetível a infecção.Não so a vitamina A é importante,ingestões de vitamina C são baixas em 25% dos pacientes e sua deficiência predispõe a infecção..No tratamento nutricional é comum a desnutrição, principalmente no enfisema devido a grande perda de peso, demonstrando sinais de desgaste muscular ou de gordura.A baixa ingestão de vitamina A tem sido encontrada em 60% dos casos,sua deficiência reduz a replicação das células epiteliais e causa degeneração das células secretoras de muco no trato respiratório, tornando o paciente mais suscetível a infecção.Não so a vitamina A é importante,ingestões de vitamina C são baixas em 25% dos pacientes e sua deficiência predispõe a infecção.
Dicas de uma boa dieta para pessoas com DPOC
1. Comer frutas e vegetais, produzidos no dia, cereal e grãos e proteínas.
2. Limitar o consumo de sal. O excesso de sódio pode causar a retenção de água, que pode interferir na respiração.
3. Limitar também o consumo de bebidas que contenha cafeína. Ela pode interferir na ação de alguns medicamentos, podendo deixá-lo nervoso.
4. Evitar comidas que produzem gases ou que te faça sentir estufada. A eliminação desses alimentos se dá por tentativa e erro.
5. Tentar comer a maior refeição logo de manhã, pois dessa forma você terá energia para realizar as tarefas durante o dia.
6. Escolher comidas que são fáceis de serem preparadas. Assim, você não gastará toda a sua energia preparando a refeição. Tente descansar antes de comer assim você poderá aproveitar mais a sua refeição.
7. Evitar qualquer comida que contenha muito pouco ou não contenha valor nutricional.
8. Tentar comer seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes refeições. Isso não lhe causará desconforto estomacal nem lhe deixará ofegante. Muita comida de uma só vez distende o estômago e envolve o diafragma.
9. Se você está usando oxigênio, certifique-se de estar usando a cânula durante a refeição - e após a refeição também. Comer e digerir requer energia, o que faz seu corpo consumir mais oxigênio.
10. Tentar comer em uma atmosfera tranqüila, e fazer de suas refeições algo interessante e agradável.
11. Consultar seu médico e nutricionista se você tiver outra restrição na dieta, como úlcera ou obesidade e anorexia.
12. Evitar deitar-se após as refeições.
13. Beber pelo menos 8 copos de líquidos sem cafeína diariamente, afinal, dois terços de nosso sangue é composto de água. Esse líquido fluidificará o muco, tornando-o mais fino e mantém seu corpo hidratado.